ABJKDABJKD
Topo
 

Associação Brasileira de Jeet Kune Do

ABJKDA Associação Brasileira de Jeet Kune Do (ABJKD), a maior e mais conceituada organização brasileira de Jeet Kune Do, foi fundada em 1995, com o nome inicial de Associação Dragões da Liberdade. A ABJKD tem como principal objetivo resgatar o real conceito de "Arte Marcial", que vem se perdendo nos últimos anos devido à grande comercialização das Artes Marciais em muitas academias, que valorizam fortemente o lucro fácil e pouco ou nada colaboram com o crescimento espiritual e mental do aluno. A Associação nasceu a partir da necessidade de organizar, difundir e expandir o JKD no Brasil, de forma sistematizada e honesta, seguindo os conceitos, a filosofia e a metodologia desenvolvida pelo grande Mestre Bruce Lee.

A ABJKD mantém padrões de nível internacional, tanto em termos do conjunto técnico, quanto em termos de didática, e incentiva seus alunos a irem além do ensinamento original de Bruce. Enfatiza-se, dessa forma, a busca ativa pela a compreensão filosófica da essência da arte marcial, o desenvolvimento de princípios e valores morais, o aprimoramento físico e intelectual, assim como o aprendizado dos princípios formais (oriundos do estudo sobre a Biomecânica) do Jeet Kune Do atual, transmitido ao redor do mundo.

O JKD pode ser dividido em duas principais vertentes: O Original JKD e o JKD Concepts. O Original JKD mantém a originalidade dos ensinamentos de Bruce Lee passados em suas academias. É o núcleo central do JKD, composto por técnicas desenvolvidas, adaptadas e aprimoradas por Bruce. Além desse núcleo técnico, possuí um conjunto de princípios voltados à maximização da eficiência (eficácia + velocidade) em combate.  Esta é a vertente adotada por alguns dos mais expoentes ex-alunos de Bruce, tais como Ted Wong, Jerry Poteet, Bob Bremer e Tim Tackett, que continuam aprimorando, transmitindo e difundindo o JKD em todo o mundo.

Quanto ao JKD Concepts, este é formado apenas por conceitos e princípios do JKD, como o próprio nome já deixa claro, que podem ser aplicados em qualquer Arte Marcial, seja ela Karatê, Kung Fu, Taekwondô, etc. Um estudante de JKD Concepts não necessariamente é um praticante de Original JKD. Os praticantes de Kali, por exemplo, que têm sua genealogia originada no Mestre Dan Inosanto, seguem o JKD Concepts, mas não o Original Jeet Kune Do. (Nota do Editor: A diferença entre o JKD Original e o Concepts serão temas de vários artigos, assim como a genealogia do JKD e as principais escolas, as influências sofridas por outras artes marciais, o sistema filosófico adotado por Bruce e os princípios biomecânicos aplicados ao combate).

Frequentemente o termo Original Jeet Kune Do é confundido com Jun Fan Gung Fu, que era o Wing Chun modificado que Bruce Lee inicialmente havia definido como seu método e conceitos iniciais, porém ainda mudaria radicalmente até chegar ao Jeet Kune Do que conhecemos hoje. O termo "Original", neste caso, deve ser definido como "verdadeiro ou autêntico", e não como "origem ou princípio". O termo "Concepts" sim, se aplica ao Jun Fan Gung Fu, método conceitual seguido e transmitido por Mestre Inosanto.

A ABJKD transmite ambas as vertentes do JKD. Nossos atletas são treinados para atingir o potencial máximo possível em relação a esta Arte Marcial, sempre guiados por atitudes sensatas, respeitosas e amigáveis. Não os treinamos com o intuito de prepará-los para competições, mas sim com a finalidade de colaborar para o desenvolvimento individual de cada praticante. Apesar de ser uma Arte Marcial voltada para defesa em situações reais, incentivamos sempre o valor familiar e o respeito às pessoas. Ou seja, praticamos Arte Marcial, no sentido mais amplo do termo, e não apenas suas parte combativa!

Atualmente, somos a única associação da América Latina a representar oficialmente a Wednesday Night Group (WNG), como WNG Brasil e ter o seu reconhecimento como autênticos praticantes de Jeet Kune Do. Para quem não conhece, a Wednesday Night Group foi fundada pelos alunos originais de Bruce Lee: Tim Tackett, Bob Bremer e Jim Sewell, cujo objetivo é preservar e promover o Jeet Kune Do de Bruce Lee, definir e ensinar o núcleo desta arte, não com o intuito de confinar o praticante, mas para libertá-lo e fazê-lo descobrir sua expressão individual do Jeet Kune Do.