ABJKDABJKD
Topo
 

Richard Bustillo (IMB Academy)

Richard Bustillo
Grand Master
IMB Academy

Richard S. Bustillo é o Fundador e Instrutor-Mor da academia IMB (International Martial Arts & Boxing) em Torrence, Califórnia. Um aluno original do legendário Bruce Lee e membro Diretor da Bruce Lee Educational Foundation (Jun Fan Jeet Kune Do Nucleus), o qual foi homenageado com o Hall da Fama da Black Belt Magazine (Instrutor do Ano), o Hall da Fama das Artes Marciais Filipinas (Prêmio Realização de Vida), Hall da Fama das Artes Marciais dos Estados Unidos (Mais Distinta Lenda das Artes Marciais), Hall da Fama das Artes Marciais Mundiais (Prêmio Pioneiro). O antigo professor da Universidade do Estado da Califórnia tem a excelência de ser certificado como instrutor de táticas defensivas das forças da lei junto ao Federal Bureau of Investigation (FBI), do Departamento do Xerife da Comarca de Los Angeles e do Departamento de Policia de Los Angeles, onde trabalha como conselheiro do Painel de Consultoria do DPLA.

Tendo iniciado seu treinamento em Judô (aos 10 anos) e boxe (aos 12 anos) no seu país natal (Havaí), a experiência marcial do Sr. Bustillo tem se estendido por quase meio século. Depois de ter competido em organizações de boxe júnior durante seus primeiros anos, praticou o sistema Kajukenbo aos quatorze anos até à graduação do ensino médio na St. Louis High School. Após esta época, mudou-se para a Califórnia em busca de uma educação superior. Enquanto estudante na faculdade, aos dezenove anos, Bustillo competiu no campeonato Golden Gloves e no torneio amador de boxe para o Shaw’s Boxing Gym (Ginásio de Boxe de Shaw) em LA. Aos vinte e quatro anos, começou a estudar o Jeet Kune Do, com Bruce Lee, no Jun Fan Gung Fu Institute, em LA, Chinatown.

Em 1967, junto com seu parceiro de treino Dan Inosanto, Bustillo começou a pesquisar e estudar as artes marciais filipinas Kali/Escrima/Arnis. Como resultado, Bustillo e Inosanto foram reconhecidos mundialmente por revitalizarem e promoverem as artes marciais das Filipinas.

Além de ser reconhecido como uma das autoridades principais no Jeet Kune Do de Bruce Lee, o currículo de artes marciais de Bustillo inclui uma ampla gama de certificados de instrutor. Em 1978, começou a estudar Muay Thai, sendo reconhecido com o título Kru (instrutor). Em 1985 foi certificado como Treinador Olímpico dos E.U.A. autoridade oficial do Boxe Amador do Sul da Califórnia, como Sensei da Associação de Wrestling Catch-As-Catch-Can do Japão, como Guru (instrutor) kali/escrima/arnis, e como Faixa Preta de 11º grau (Grão-mestre) no famoso Doce Pares Club de Cebu City, Filipinas.

Em 1986, culminando sua carreira de vinte anos na gerência uma importante companhia aérea de Los Angeles, escolheu a aposentadoria prematura, a fim de se dedicar às artes marciais em tempo integral.

Outros aspectos notáveis da carreira do Sr. Bustillo incluem a sua ocupação como colunista da revista Martial Arts Training Magazine, e também seus serviços prestados como Presidente da Federação Mundial de Eskrima/Kali/Arnis (WEKAF) entre 1994 e 1996. Acrescentando aos seus horários apertados na academia IMB, treinando e arbitrando boxe e kick-boxing, realizando seminários sobre artes marciais por todo o país e no exterior, Bustillo também serve a sua comunidade com uma quantidade de funções. O Sr. Bustillo é investigador Tenente Detetive na Reserva do Major Crimes Detective Bureau of the Los Angeles County Sheriff's Department (Delegacia de Investigação de Grandes Crimes pertencente ao Departamento do Xerife de Los Angeles). Ele é membro da Associação da Californiana dos Oficiais de Paz na Reserva, da Associação Nacional de Busca e Resgate, Associação Californiana dos Instrutores de Forças Policiais, da Sociedade Americana de Treinadores das Forças da Lei, e do Conselho dos Grão-Mestres do Município de Cebu nas Filipinas.

Artigo gentilmente cedido por Richard Bustillo
Proibida sua reprodução total ou parcial sem autorização
Tradução: Jaime Nóbrega
Revisão: Hudson Golino