ABJKDABJKD
Topo
 

Bob Bremer: Os pilares de um legado

Pedro Luiz Alves
Instrutor 1º Nível - ABJKD
Equipe Infinity Jeet Kune Do
Guaxupé - MG

Bruce Lee, em um determinado período de sua vida, possuía três escolas nos EUA. A primeira em Seattle, a segunda em Orkland e a terceira e mais popular em Chinatown, Los Angeles. Todas elas germinaram grandes nomes do Jeet Kune Do.

A escola de Los Angeles foi a obra definitiva da evolução do JKD de Bruce Lee e todos que ali passaram tiveram o privilégio de coletar seus derradeiros ensinamentos, antes que ele parasse de ensinar e se dedicasse ao treino pessoal e o cinema.

De todos os alunos de Los Angeles, nenhum era mais durão que Bob Bremer. Seu rápido entendimento das técnicas e conceitos de Bruce, somado à exímia estrutura física, fazia de Bob Bremer, de longe, um dos melhores sparrings de Chinatown.

Apesar de possuir uma vantagem física sobre os demais, Bob nunca abriu mão de uma boa estrutura biomecânica e técnicas apuradíssimas, o que fazia dele um lutador ainda mais perigoso. Ele entendeu que sua força física fazia com que seus golpes tivessem naturalmente mais potência que os de uma pessoa de estrutura mediana, porém a idéia não era bater forte apenas, mas sim com a maior força biomecanicamente possível.

Há uma história engraçada de Chinatown, que retrata bem o fato da busca constante de Bob pela excelência em suas técnicas. Durante um treino de chutes, Bruce andava de um lado a outro, com cara de impaciência, ao ver seus alunos chutarem. Bob Bremer, vendo a insatisfação de seu mestre perante aos seus chutes, que eram “fortes”, perguntou:

- Que tal meu chute, Bruce?

Bruce olhou para todos e disse:

- Nenhum de vocês está fazendo direito! Potência nada tem a ver com tamanho, mas com estrutura e técnica!

Bruce virou-se e chamou sua esposa Linda, com a estrutura frágil e delicada de uma mulher e para ilustrar suas palavras, pediu que ela chutasse o alvo. Ao fazer isso, Linda espantou a todos pela precisão e força de seu golpe. Bruce completou dizendo:

- Isso é um chute! Corrijam a estrutura, busquem a melhor pancada que seu corpo seja capaz de desferir.

Após Bruce fechar suas escolas, partilhando das mesmas idéias, Bob Bremer juntou-se a Tim Tackett e Jim Sewell, fundando a Wednesday Night Group, uma organização que busca o desenvolvimento puro e organizado do "Original Jeet Kune Do" de Chinatown. Essa organização possui esse nome por ser o dia em que esses três grandes mestres se reuniam juntos a outros companheiros de treino, em uma garagem em Redlands (cidade vizinha a Los Angeles), para aprimorarem o JKD.

A Wednesday Night Group está mais ativa do que nunca nos dias atuais, associando escolas e capacitando professores por todo mundo, professores que partilham da mesma visão de Bob Bremer e seus companheiros. A visão de que o legado deixado por Bruce é muito maior do que qualquer valor tangível, e pagável apenas com caráter, fidelidade e dedicação.

Recentemente a Wednesday Night Group perdeu um de seus pilares fundamentais, o mais durão deles. E ao mesmo tempo todos os praticantes de Jeet Kune Do do mundo perderam um dos mais competentes difusores da arte. Bob Bremer viveu com um ideal, o de transmitir o Jeet Kune Do de forma organizada e verdadeira a todos aqueles que mereçam aprendê-lo. O que nos conforta é ver a Wednesday Night Group cada vez mais forte e determinada, assim como Bob Bremer viveu.

“A Associação Brasileira de Jeet Kune Do se orgulha em fazer parte oficialmente do legado de Bruce Lee através de Bob Bremer, Tim Tackett e Jim Sewell pela Wednesday Night Group, e se esforça para que os princípios e padrões de qualidade exigidos por Bob sejam atendidos no Brasil...
Siga em paz, Sifu Bob Bremer!”