ABJKDABJKD
Topo
 

Vincent Raimondi: a nova geração do Jeet Kune Do

Vincent Raimondi
Senior Full Instructor
Wednesday Night Group

Vincent Raimondi nasceu em Buenos Aires (Argentina), em 17/2/1957, filho de pais italianos, ele começou a praticar artes marciais com a idade de 12 anos, especialmente Judo e Taekwondo. Nos anos seguintes, ele se dedicou à prática do Tradicional Taekwondo e continuou seus estudos nos Estados Unidos da América para onde se mudou em 1977. A carreira do Raimondi é caracterizada na década de 80 por grandes resultados entre os lutadores profissionais da ATA (American Taekwondo Association) permanecendo por 10 anos entre os Top 5 lutadores do Taekwondo dos EUA.

A carreira foi interrompida apenas por uma grave lesão no joelho, que ocorreu durante uma luta.

Desde 2014 Sifu Raimondi gerencia diversas academias de Taekwondo nos EUA com cerca de 400 atletas, e atualmente sustenta o título de Mestre Sênior de Taewondo 8º Dan.

A maior paixão de Raimondi ainda é Jeet Kune Do, arte marcial que ensina na América e em todo o mundo. Os países em que hoje está mais presente são, além de Estados Unidos: Brasil, Itália, Portugal, Argentina e México.

O encontro com o Jeet Kune Do ocorreu em 1991, em um de seus seminários. Nesta data ocorreu o evento que mudaria a sua vida completamente e que o deixou muito emocionado... O encontro com Ted Wong na casa de seu primo, onde ele recebeu sua primeira lição de Jeet Kune Do. Raimondi comentou: "Quando o vi mover naquela tarde eu pensei ... Não acredito!! Ele se move como Bruce Lee!". Ted Wong, para aqueles que ainda não sabem, foi o último aluno de Bruce Lee e também o seu parceiro de sparring. Na agenda da equipe de Bruce Lee estão registrados exatamente 122 treinos com Wong, que exatamente por isso foi e sempre será definitivamente uma das fontes mais confiáveis sobre o Jeet Kune Do no mundo.

De 1991 em diante, Raimondi inicia a prática e estudo do Jeet Kune Do sob a tutela e coordenação de Ted Wong, e apenas depois de um pequeno teste, foi aceito então ao seu pequeno círculo de estudantes. Comumente reconhecido por aqueles que praticam JKD nos EUA, Vincent Raimondi foi um dos primeiros alunos de Ted Wong, que de fato, tinha decidido ensinar Jeet Kune Do de modo particular, ao final dos anos 80.

Ao longo de sua carreira, o estudante Raimondi, tendo a sorte de viver nos Estados Unidos (onde nasceu o JKD), teve a oportunidade, ainda que dentro da escola Wong, de conhecer e treinar com todos os alunos de Bruce Lee atuantes no momento: Jerry Poteet, Tim Tackett, Bob Bremer, Jesse Glover, Kimura, Dan Lee, Alan Joe, Jim Sewell, P. Jacobs, S. Ouro, entre outros.

Definitivamente a partir de 1999, decidiu seguir oficialmente, além de Wong, também Tackett e Bremer, em sua escola, a Wednesday Night Group!

Seguiu nestas duas escolas ao mesmo tempo até 2006, quando ele decidiu representar oficialmente a WNG, mantendo boas relações com todos os representantes do JKD de Ted Wong e mesmo o próprio Ted Wong, com quem ele se reuniu pela última vez, antes de sua morte prematura , em 2009. É importante notar que seus mestres oficiais foram e têm sido absolutamente Ted Wong, Tim Tackett e Bob Bremer.

Vincent Raimondi é atualmente um Senior Full Instructor, certificado pela escola Bremer e Tackett e representa a WNG em todo o mundo, sendo presidente da Wednesday Night Group da Califórnia!

Tackett enviou pela primeira vez Raimondi a Itália em 2011, dando-lhe a nomeação única de responsável pela WNG Itália. No primeiro seminário na Itália, organizado por Andrew Grandinetti, também participa Andrea Scalia, que na época decidiu se tornar oficialmente um estudante de Sifu Vincent Raimondi. Os primeiros representantes da WNG na Itália sob a orientação de Sifu Raimondi, foram Grandinetti Andrea, Andrea Scalia e Enrico Abbruciati, que receberam esta nomeação, depois de terem ido aos EUA e terem sido avaliados tecnicamente na presença de todos os Senior Full Instructors da WNG Califórnia. DApós alguns anos, os alunos de Sifu Raimodi na Itália têm crescido exponencialmente e WNG Itália organizou quase 20 seminários de Jeet Kune Do Original, incluindo um acampamento internacional com vários Senior Full Instructors americanos, o primeiro Camp Eropeo!

Posteriormente, em 2014, Tackett enviou Raimondi ao Brasil, nomeando-o também como único responsável pela WNG Brasil. O primeiro seminário "Old School JKD" no Brasil, foi promovido pela Associação Brasileira de Jeet Kune Do (ABJKD), sendo organizado pelos Professores Alexander Terra e Adriano Dutra, onde receberam a nomeação oficial de representantes da WNG no Brasil. Em 2012, os professores já haviam sido avaliados presenciamente por Tim Tackett e demais Senior Full Instructors da WNG Califórnia, em um grande seminário promovido por Vincent Raimondi em New Jersey, EUA. A partir desta época vários outros seminários internacionais foram promovidos no Brasil, sempre com a presença de Sifu Raimondi e outros Senior Full Instructors da WNG da Califórinia, inclusive Tim Tackett, além de inúmeros outros eventos nacionais.

Enfim, é importante ressaltar que Sifu Raimondi, além de ser um grande mestre com mais de 40 anos de experiência no mundo das artes marciais, em sua longa e distinta carreira que, como citado, foi um grande lutador profissional e ainda prepara atletas que competem na maioria dos eventos importantes nos EUA, de caráter internacional.

Para todos os fãs de JKD no Brasil, é uma oportunidade excepcional participar de um evento com Sifu Raimondi, que graças à sua origem latina, é capaz de interagir e ser compreendido pelos alunos instrutores sem deixar para trás o menor detalhe técnico, preservando e ensinando com honestidade e paixão a arte genuína fundada por Bruce Lee em 1967... o Jeet Kune Do!

Tradução e adaptação: Alexander Terra