ABJKDABJKD
Topo
 

O que é mais importante em Jeet Kune Do: Linhagem ou Conhecimento?

Alexander Terra
Professor 4º Grau-Mor - ABJKD
Escola Shien Tao - Sede
Representante Oficial - WNG
Full Instructor - WJKDF

Durante alguns anos, tenho observado que alguns praticantes de artes marciais têm tido muitas dúvidas quanto ao significado dos termos Representação, Autorização, Graduação e principalmente, Linhagem em Jeet Kune Do.

Aqui no Brasil, desde que a ABJKD foi fundada, muitos "instrutores", "representantes" e "autoridades" de Jeet Kune Do têm surgido, e dentre eles, muitos têm a arrogância e a prepotência de se dizerem "únicos" detentores do conhecimento em Jeet Kune Do. Alguns infelizmente se acham com conhecimento ou autoridade suficiente para isso, simplesmente por terem tido apenas um breve contato ou participado de algum seminário de 2 a 3 dias com algum ex-aluno de Bruce Lee ou qualquer outro instrutor de Jeet Kune Do de qualquer país.

Em primeiro lugar, enfatizo  novamente que a ABJKD foi fundada com o intuito de organizar, difundir e expandir o JKD no Brasil, de forma sistematizada e honesta, seguindo os conceitos, a filosofia e a metodologia desenvolvida pelo grande Mestre Bruce Lee, sem limitações ou favoritismos.

Em nenhum momento, a ABJKD poderá dizer ser a "detentora" da verdade ou mesmo a "única" conhecedora do JKD no Brasil. Isto seria muita arrogância. Conheço inúmeros Artistas Marciais sérios, que têm grande conhecimento em JKD, porém têm a humildade de nem sequer divulgarem seu nome. Alguns destes, inclusive, fazem hoje parte da ABJKD e têm acrescentado amplo conhecimento ao nosso grupo.

Estes Artistas Marciais sim, entenderam com clareza o objetivo da ABJKD aqui no Brasil: capacitar, orientar, reconhecer e certificar praticantes sérios, que têm caráter, humildade, disciplina, filosofia e que desejam ampliar seu conhecimento em Jeet Kune Do.

Portanto, em resumo, formamos um grupo que busca constantemente o aprimoramento em JKD, em todas as suas vertentes e variantes. Isto não nos limita, como Bruce Lee mesmo desejava, e faz com que todos os praticantes mantenham a mente aberta para novos conhecimentos e técnicas.

Em segundo lugar, gostaria de definir alguns termos, para que vocês mesmos possam fazer sua avaliação.

1) GRADUAÇÃO: define o nível atual do praticante, o quanto de conhecimento ele possui, qual a sua experiência marcial, etc. Dentro da ABJKD temos alguns níveis de graduação, que são medidos através de exames oficiais, de forma imparcial. Ao avaliarmos e graduarmos um aluno ou praticante, tenha a certeza de que este conquistou a graduação por seus próprios méritos, e não por simplesmente "pagar" por ela, como tenho visto, tanto dentro do JKD, quanto em outras Artes Marciais. Para ser graduado não basta apenas ostentar uma faixa. O Artista Marcial também deve possuir um "Certificado de Graduação" emitido oficialmente pela entidade que o graduou.

2) REPRESENTAÇÃO: o fato de um artista marcial ser representante de uma associação ou qualquer outra instituição, nacional ou internacional, não indica necessariamente que esta pessoa é certificada ou autorizada a ministrar aulas ou graduar através desta instituição. A representação indica que o representante trabalhará apenas como um "filtro", trazendo novos adeptos à estas instituições, que se responsabilizarão por certificar, graduar e avaliar os praticantes e adeptos. Para que um representante possa graduar um aluno, deverá também possuir um 'Certificado de Graduação" de, no mínimo, Instrutor de JKD, além de uma autorização emitida oficialmente pela instituição em questão.

3) AUTORIZAÇÃO: é o documento emitido pelas associações ou instituições, que autorizam o Artista Marcial a graduar ou formar novos alunos em nome das mesmas. Nem todo instrutor ou professor graduado possui autorização para formar novos instrutores em nome de uma instituição.

4) LINHAGEM: este termo, a meu ver, é o mais controverso de todos, afinal, o que pode ser considerado "linhagem" em Jeet Kune Do? Bruce Lee teve vários alunos, porém nem todos completaram seu treinamento ou sequer compreenderam a real definição de Jeet Kune Do. Dentre os alunos graduados e autorizados por Bruce, podemos citar somente estes quatro: Dan Inosanto, Taki Kimura, James Lee e Ted Wong.

Outros alunos não autorizados acabaram criando seu próprio método JKD e dando nomes diferentes ao seu estilo ou mesmo fundando Associações ou Federações independentes. Estes indivíduos não certificados infelizmente têm conseguido um grande grupo de adeptos e representantes por todo o mundo, como se fossem realmente autorizados por Bruce Lee a transmitir o Jeet Kune Do. Alguns chegam a cobrar valores absurdos por seus seminários e aceitam como representantes qualquer um que se disponha a pagar caro por isto.

Porém isto não é tudo, e aí vem a parte pior... Alguns praticantes de Artes Marciais participam de seminários breves (2 a 3 dias) de JKD ministrados por qualquer ex-aluno (ou não) de Bruce Lee, se auto-denominam discípulos e se definem como da "linhagem" de Bruce Lee. Um termo totalmente errôneo, pois linhagem real é como Dan Inosanto e Bruce Lee, Tim Tackett e Dan Inosanto, Jeremy Linch e Tim Tackett, etc, que treinaram arduamente por anos e anos com seus mestres.

Imaginem só se a cada seminário promovido pela ABJKD todos saíssem se considerando alunos ou discípulos de algum dos professores que ministraram o seminário? Teríamos assim  vários "representantes" e "instrutores" por aí, não? Todos com um mínimo de conhecimento adquirido no seminário e divulgando o JKD da forma mais errônea possível, pois por mais competente que o atleta seja, apenas alguns dias de treinamento não capacitam ninguém a transmitir a Arte Marcial, qualquer que seja. Isso é um grande absurdo!

Imaginem se Dan Inosanto, Ted Wong ou outro aluno tivessem tido apenas duas ou três aulas com Bruce Lee... Vocês acham que eles estariam capacitados para divulgar o JKD da maneira correta? Com certeza não...

Portanto, pessoal, pensem bem antes de colocar "linhagem" acima de "conhecimento"... O JKD deve ser estudado, praticado e aprimorado por anos de dedicação. Fujam daqueles que têm pouco tempo de prática e já se dizem "instrutores". Busquem saber sobre sua experiência marcial e verifiquem se eles estão usando a "linhagem" ou a "representação" para ganhar dinheiro fácil. Lembrem-se que "representação" não significa necessariamente "graduação".

A ABJKD busca o aprimoramento constante, o conceito de família e mantém contato com os verdadeiros profissionais do JKD por todo o mundo. Não nos limitamos apenas ao estudo do JKD transmitido por qualquer um dos alunos de Bruce, mas de todos os bons ex-alunos e praticantes que divulgam a arte de modo correto e honesto.

"Use nenhum caminho como caminho! Tenha nenhum limite como limite!"
Bruce Lee