ABJKDABJKD
Topo
 

Jeet Kune Do: Originalidade ou Legitimidade?

Adriano Dutra
Professor 4º Grau-Mor - ABJKD
Equipe Adriano Dutra de Jeet Kune Do
Representante Oficial - WNG

Como podemos definir legitimidade ou originalidade? Legitimidade se desprende de linhagem ou de seguir alguém para assegurar a originalidade de uma técnica. Se isso realmente dependesse de termos que seguir uma pessoa para garantirmos que conhecemos de fato nosso trabalho, deveríamos entender e aceitar a ideia que Bruce Lee também não seguia ninguém.

No entanto, temos acompanhamento profissional e direto de ex-alunos de Lee e Inosanto, mesmo sendo acompanhamentos informais. Somos pesquisadores e estudiosos do Jeet Kune Do, e isso é irrefutavelmente muito mais importante do que tão somente ser um "representante" de alguém. Quem conhece a verdade e depois se coloca como dono, então certamente não compreendeu o que isso quer dizer e lamentavelmente não a deveria ter conhecido.

Quando a mente se fecha para compreender os caminhos que se abrem à sua frente, é melhor parar e pensar onde quer chegar. Ser representante de alguém que tem a linhagem direta do Jeet Kune Do é um privilégio incontestável, mas apenas isso... Jamais poderá influenciar outras pessoas a acreditarem que somente esse caminho é único ou melhor. Quando nos preocupamos em fazer um bom trabalho, pouco nos importamos com o que há fora dele. O que é realmente funcional e verdadeiro, está no resultado do percurso. Concluir que podemos lutar para provar nossa superioridade, é regredir no tempo. Prove sua capacidade! Superioridade está dentro dos quartéis, onde subordinados recebem ordens e APENAS assim. O fato de alguém não estar habilitado por um descendente direto, não implica que não tenha habilidade. Um carro pode ser dirigido por qualquer pessoa que tenha consciência espacial e mecânica, sendo ele habilitado ou tendo apenas habilidade.

O respeito se faz pelo produto e não por quem assina. Eu estudo, pratico e conheço o Jeet Kune Do. Não interessa se isso ofende ou magoa quem não me conhece e tem algum certificado assinado por quem quer que seja. O meu trabalho está no Brasil há anos e só depois que a ABJKD pôs a cara pra bater é que surgiram esse monte de gente credenciada por outros monte de gente...

Não desclassifico nenhum trabalho e respeito todos eles, mas desde que me respeitem igualmente. Desde que nos respeitem! Não tenho a intenção de provar nada e não o farei, mas quero mostrar a todos que me procurarem (e eu aceitar) o meu trabalho. Se o bolo que você faz é mais saboroso que o meu, isso é uma questão de opinião. Se o Jeet Kune Do que alguém faz é melhor que o meu... é uma questão de "Vaidade Marcial", da qual eu já me desprendi há muitos anos, quando decidi estudar, treinar e transmitir o mesmo.

Eu espero sempre o melhor, mas estou preparado para o pior. Não insultem a minha inteligência. Às vezes tenho prazer em bancar o ignorante diante do ignorante que banca o esperto... Sejamos espertos e adultos o suficiente para entendermos que não estamos casados com Inosanto ou Bruce Lee. Somos indivíduos pensantes e capazes de compreender que não dependemos de ninguém para sermos o que queremos ser.

Quer uma representação? Ganhe muito dinheiro e procure um deles e pague por isso. Quer conhecimento funcional? Estude, pesquise e troque opiniões inteligentes com quem conhece o assunto. No final, vai entender o que realmente importa... Se treinou por anos para conseguir um certificado, ótimo! Conseguiu fazer o que poucos conseguiram, mas o certificado é a menor referência ainda. Seja um eterno aluno e vai conseguir evoluir de verdade. Nada de falsos sorrisos se não puder olhar com dignidade, embora sério, para alguém. Crescer está além de estatura. Você precisa ter "Espírito Nobre"!