ABJKDABJKD
Topo
 

Jaime Manuel

JAIME MANUEL LEIRIA DE NÓBREGA
Professor 1º Grau
Registro: 0011/07-MG
Nasc: 20/06/1957
 
O percurso Marcial começa na adolescência em Angola 1973, com breve passagem pelo Kung-Fu, que era muito raro. O interesse foi precisamente despertado pelo filme de Bruce Lee "Fists of Fury".  Este era praticado em círculos muito fechados. Logo depois, a mudança de cidade me levou a só encontrar escolas de Karate-Do, que eram muito mais populares na época. Judo e Karate eram as únicas artes marciais oficialmente aceitas.

A partir de 1974, devido à instabilidade na região de origem, à periódica mudança de país, vida de cigano me levaram às portas de vários estilos de Karate.
Passando pelo Shotokan (profs.) Amaral e Kadete - Angola; Ki-te-Do Kan Karate com o prof. Reviglio - Namibia. A partir de 1980, residindo na Venezuela, o Karate passa a ser estudado e praticado de forma auto-didática, devido  a uma vida profissional errante.  

Residente no Brasil desde os anos 90, dá-se o regresso à disciplina do Goju-ryu Karate com o Prof. Leonardo Abe na escola de S. Francisco Xavier SP.
Mais uma mudança, desta vez mais definitiva, para Alfenas em 2002. Tendo conhecido o Sijo Alexander Terra inicio os estudos em JKD (2004), que seguem até o presente momento. Graduado instrutor de 1º grau pela ABJKD em 2013, leciono na escola Sien Tao de Alfenas do Sijo Alex.